sexta-feira, 3 de março de 2017

Porque apenas o paracetamol e a dipirona são utilizadas na dengue?

A dengue é uma doença tropical causada pelo mosquito Aedes aegypti, e que acomete principalmente as regiões nordeste, sudeste e centro-oeste do país, onde em 2016 foram registrados 802 mil casos com 140 mortes confirmadas. Por se tratar de uma doença ocasionada por um vírus que é transportado pelo Aedes aegypti, não há tratamento para a doença em si, mas apenas medicamentos que auxiliem no alívio de seus sintomas, principalmente a dor, e os únicos anti-inflamatórios de farmácia  habilitados são a dipirona e o paracetamol. 

Por que não posso utilizar os outros anti-inflamatórios mais conhecidos, como o diclofenaco ou a aspirina?

A grande maioria dos anti-inflamatórios são anticoagulantes, seja em grande extensão, como a aspirina ou o naproxeno, o em menor extensão tal como é a nimesulida, e esse fator coagulação é crucial ao tratar a dor causada pela doença.  

A dengue é uma doença que altera a coagulação sanguínea, pois ela induz o nosso próprio organismo a produzir anticorpos contra as nossas próprias plaquetas, destruindo-as e fazendo com que o sangue demore a coagular provocando hemorragias, que às vezes podem ser graves e fatais. 

Como a dengue reduz a capacidade de coagulação e a grande maioria dos anti-inflamatórios são anticoagulantes, torna-se perigoso administra-los para a dor devido ao risco aumentado de hemorragia, o que pode ser agravado ainda mais quando o paciente se trata de um idoso ou de uma criança.

Porque usar dipirona ou paracetamol?

A dipirona e o paracetamol são os únicos anti-inflamatórios que não possuem ação anticoagulante, então eles podem ser usados sem quaisquer problemas. A dipirona é agora a primeira escolha para se tratar a dor causada pela dengue, sendo que o paracetamol só deve ser usado quando a dipirona não funciona ou quando o paciente é alérgico a mesma. O abuso de paracetamol em época de epidemia eleva o risco de hepatotoxicidade (dano ao fígado) causada por esse medicamento, por esse motivo ele deixou de ser a primeira escolha.

E quem faz terapia com anticoagulante o que deve fazer?

Algumas pessoas utilizam anticoagulantes como a varfarina, clopidogrel e aspirina, para evitar a formação de coágulos que entopem as artérias, e eles são utilizados majoritariamente por pacientes que se submeteram à cirurgias cardiovasculares recentes. Nesses casos, todas as pessoas sob o uso de anticoagulantes deverão ser internados em um hospital para uma avaliação mais de perto, onde o nível de plaquetas deverá ser medido diariamente, e, em alguns casos, um coagulograma completo terá que ser feito.


Fontes: Dengue - diagnóstico e manejo clínico - ministério da saúde (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_manejo_adulto_crianca__4ed_2011.pdf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário