domingo, 5 de março de 2017

Carisoprodol: um dos medicamentos mais vendidos no Brasil e um dos mais perigosos

O carisoprodol é um dos relaxantes musculares mais vendidos do Brasil, juntamente com a ciclobenzaprina,  devido a sua alta eficiência. Ele é encontrado em várias combinações de analgésicos vendidos pelo território nacional, tendo efeito rápido, prolongado e qualitativo, sendo usado em casos de dores musculoesqueléticas provocadas por contusões, hérnias ou câimbras. Apesar de ser tão eficiente, seu uso pode trazer sérios riscos.

O carisoprodol age nos receptores gabaérgicos do tipo A na formação reticular da medula espinhal, inibindo o fluxo da dor e tendo a propriedade de relaxar a musculatura. O grande problema desse medicamento é que ele é convertido pelo fígado em meprobamato, uma substancia altamente viciante e responsável pelos efeitos farmacológicos do carisoprodol. O meprobamato era vendido comercialmente nos anos 50 para tratar a ansiedade, mas foi retirado do mercado na década seguinte devido aos seus pesados efeitos adversos, tais como dependência, letargia, falta de coordenação motora, raciocínio prejudicado, convulsões e fraqueza muscular. A dependência com o meprobamato é similar aquela dos benzodiazepínicos (clonazepam, lorazepam etc.) e como dos barbitúricos (fenobarbital), e pode levar meses para cessar.

Por esses motivos, o carisoprodol possui efeitos adversos similares ao uso do meprobamato puro, sendo proibido na Indonésia, União Européia e no Reino Unido, sendo apenas utilizado sob prescrição médica no Canadá e nos EUA. No Brasil a sua compra é livre e não há nenhum controle por pare da Anvisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário