segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Cuidados com a Hidroquinona

A Hidroquinona é uma poderosa molécula usada não clareamento da hiperpigmentação. Ela atua bloqueando uma enzima chamada tirosinase, que converte o aminoácido tirosina, que pode ser obtida através de alimentos proteicos, em DOPA que deve ser uma das substâncias precursoras utilizadas na produção de melanina.

Por mais de 40 anos a hidroquinona nunca foi superada por qualquer outra substância quando o quesito é clareamento, sendo mais prescrita no Brasil quando o anúncio é melasma.

Molécula de hidroquinona.

Efeitos adversos comuns da hidroquinona:

A Hidroquinona é uma substância fotossensível e altamente reativa dentro do nosso organismo. Sob a luz do sol, ou ao interagir com a enzima tirosinase, ela se transforma em radicais livres. E são esses radicais livres responsáveis pelos seu efeito clareador, assim como seus efeitos adversos.

1- Vermelhidão e coceira

Quase todos os pacientes ao usarem hidroquinona relatam ardor e sensibilidade na área aplicada, além de vermelhidão acompanhada por coceira. Geralmente esses efeitos aparecem dentro de 5-10 dias de tratamento, e tende a desaparecer. Caso não haja diminuição nesses efeitos adversos, a substância deverá ser retirada até que a vermelhidão e a sensibilidade diminuam. 

2- Escurecimento

Pelo fato da Hidroquinona sensibilizar a pele e ser uma molécula fotossensível, ela deverá ser aplicada à noite e durante o dia deverá ser usado protetor solar (no mínimo fator 50). Caso essa regra não seja atendida, a Hidroquinona tem efeito contrário, ou seja, ao invés de clarear, vai escurecer a sua pele. Esse tipo de efeito adverso acontece naqueles pacientes desleixados quando usam o medicamento.

Além desses efeitos adversos mais comuns, existem aqueles que são mais raros e de certa forma mais graves, que serão também listados abaixo:

1- Ocronose exógena

As agências da FDA (que controla o uso de medicamentos nos EUA) e de vários outros países têm citado uma doença de pele chamada ocronose exógena como uma preocupação com o uso de hidroquinona. Apesar de incomum, algumas pessoas desenvolveram uma coloração na pele para azul-escura após o uso de cremes de hidroquinona. A ocronose também pode causar manchas castanho-acinzentado e minúsculas manchas amarelo-amarronzadas, bem como espessamento da pele. A condição está associada principalmente com as pessoas de pele escura usando hidroquinona em concentrações elevadas (4% ou mais)  por longos períodos (acima de 6 meses), sendo irreversível. Essa coloração é provocada por um excesso do aminoácido tirosina na pele provocada pela hidroquinona.

2- Leucodermia em confete

Também é um efeito raro e irreversível provocado pela hidroquinona, onde ocorre uma hipomelanose (ausência de coloração) na pele, e que vem sob a forma de diversos pontinhos esbranquiçados. Sob biópsia os queratinócitos da pele são desprovidos de melanina (que dá a cor à pele) e há ausência de melanócitos (células produtoras de melanina). Ocorre principalmente em pacientes de pele escura que fazem uso de hidroquinona por mais de seis meses sem parar, e utilizam graduações altas (4% ou mais).


Acima nós temos uma mulher com ocronose exógena e leucodermia em confete.

3- Forte reação alérgica

Embora improvável, algumas pessoas podem experimentar uma reação alérgica a hidroquinona. Sinais como queimaduras graves ou sensações de ardor, urticária, dificuldade para respirar, inchaço facial, da garganta e da boca. Uma reação alérgica a hidroquinona deve ser considerado uma emergência médica. Felizmente é um efeito raro.

4- Intoxicação

Quando tomada oralmente em grandes quantidades, a hidroquinona é tóxica e de imediato causa zumbido dos ouvidos, náuseas, convulsões e pele azulada devido a insuficiência de oxigênio no sangue (cianose). Grandes quantidades de hidroquinona oral também podem causar danos no fígado. O efeito pode ser fatal e levar rapidamente à morte. Então sempre manter a hidroquinona longe do alcance de crianças.

Outras considerações:

Para aqueles que a usam para tratar o melasma, os primeiros resultados só aparecem entre 15-90 dias de tratamento. Se após 3 meses (90 dias) não houver melhora do melasma, a hidroquinona deverá ser retirada, onde o seu uso não deverá passar dos 6 meses.

Outro detalhe vai para as pessoas que utilizam a hidroquinona para ficarem mais "brancas": apesar de ser o clareador mais poderoso já produzido, a hidroquinona é INCAPAZ de clarear a pele saudável. Isso porque a hidroquinona só é eficaz em regiões onde a enzima tirosinase encontra-se ativa, e ela está apenas ativa nas áreas hiperpigmentadas e não na pele sadia.

3 comentários:

  1. Usei por 3 meses a hidroquinona 4%, não vai pigmentar mais minha pele?Vai fazer 3 anos que eu usei.Queria levar um solzinho no meu rosto,tá muito branco, será que eu posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode tomar Sol no rosto, pois a hidroquinona sai da pele após o tratamento ser finalizado. Mas lembre-se, é muito importante usar o protetor solar para evitar o aparecimento de manchas solares tais como o melasma.

      Excluir
  2. qual é o melhor produto ou creme pra deixar a pele sadia mais branca ?

    ResponderExcluir