quarta-feira, 23 de novembro de 2016

As super bactérias criadas pelos antibióticos

A resistência bacteriana tem crescido de forma alarmante desde os anos 90, porém desse período até agora, poucos medicamentos tem sido criados para se combater as bactérias resistentes. Ou seja, estamos na contramão no que diz respeito a pesquisa e desenvolvimento de antimicrobianos!



As bactérias são seres minúsculos, responsáveis por doenças que causaram grandes estragos até a década de 50, tais como pneumonias, tuberculose, endocardite bacteriana etc. Com o surgimento dos primeiros antimicrobianos na década de 20, com as chamadas sulfas, e principalmente com a descoberta da penicilina na década de 40, a população mundial deu um verdadeiro salto em qualidade de vida, pois naquele tempo o que mais matava eram as infecções bacterianas.

Porém o império de bem-estar na saúde deixado pelos antimicrobianos está ameaçado pelas bactérias resistentes, e o número de pessoas morrendo devido as infecções bacterianas tem voltado a crescer no Brasil e no mundo. Mas porque isso está acontecendo? Porque é um costume mundial usar antibióticos/antimicrobianos para tratar tudo, desde gripes até feridas, fazendo com que haja uma seleção natural entre as bactérias para que apenas a mais forte sobreviva. Todo antimicrobiano tem uma dose certa, um período certo, uma frequência certa, uma doença certa e uma bactéria certa para tratar, e quando rompemos qualquer um desses 05 itens, ajudamos a criar uma bactéria resistente, ou até pior, uma super bactéria! 

O antimicrobiano é como um soco certeiro na bactéria, e quando ele pega de raspão, a bactéria "entende" e faz de tudo pra resistir a um próximo soco.

As sulfas são do tempo de nossos avós, e conseguiam matar uma grande quantidade de bactérias, mas hoje das mais de 20 sulfas produzidas, apenas uma funciona, o sulfametoxazol, porém de forma bem menos brilhante do que quando foi lançado. Ele era inclusive usado para tratar machucados, sem a menor necessidade!

A penicilina quando descoberta na década de 40 tratava praticamente tudo! Hoje só trata uma bactéria do gênero streptococcus spp., que causa faringite. Tudo isso devido ao mal uso.

A tetraciclina é outro exemplo, onde era um medicamento revolucionário, capaz de matar bactérias resistentes as sulfas e a penicilina, mas devido ao mal uso, ela perdeu grande parte de seu poder.

Então, jamais devemos usar antibióticos por conta própria, devendo sempre fazer uma consulta médica antes de usá-los! Contribua para reverter esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário