sábado, 4 de março de 2017

Nimesulida e dano hepático

O que é a nimesulida?

A nimesulida é um analgésico do grupo dos anti-inflamatório não esteroides (AINE), sendo quimicamente uma sulfonanilida, muitas vezes preferida por médicos devido a sua ótima tolerabilidade e menor ocorrência de ulceras estomacais, gastrite e sangramentos pós-operatórios. Seu baixo preço e a disposição de genéricos dão os atrativos adicionais.

Quais os seus riscos?

Apesar de ser um medicamento eficiente e menos agressivo, a nimesulida é hepatotóxica. e isso foi  constatado em diversas pesquisas científicas, datadas principalmente dos anos 90, e inclusive a Organização Mundial da saúde (OMS) deu o seu parecer contrário ao uso do medicamento.

Antigamente ela era usada de forma crônica, para o tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide e outras doenças musculoesqueléticas crônicas, porém o uso foi revogado, até no Brasil, ficando restrito apenas para uso de curto prazo no caso de dores musculares ou articulares agudas, assim como no pós operatório. Essa exclusividade de uso no curto prazo se deu por causa dos frequentes casos de dano ao fígado (hepatoxicidade) relatados em todo o mundo e também dentro do Brasil. Casos graves já foram relatados e transplantes realizaodos com urgência. A nimesulida já foi proibida na Dinamarca, Estados Unidos, Japão, França, Espanha, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Suécia, Irlanda, Holanda e Bélgica. 

No Brasil e no restante dos países que permitem o sua prescrição, a tempo máximo de uso é de 14 dias sob a menor dose (100mg/dia). Caso for necessário, a dose máxima será de 200mg/dia e sempre com acompanhamento médico. Infelizmente no Brasil ela continua sendo vendida, e pior, vendida sem receita médica, pois ela não sofre um controle mais rígido. Como ela é barata e causa bem menos gastrite, dor no estômago e ulceras do que os outros AINEs, ela acaba sendo vendida de forma indiscriminada. Populações como a idosa são as mais susceptíveis, pois já possuem um figado menos eficiente e utilizam diversos outros medicamentos concomitantemente, além de dor ser uma das maiores reclamações dos mesmos, fazendo-os utilizar qualquer analgésico para dor por uso prolongado de tempo e de forma inconsciente.



Um comentário:

  1. Gostei das suas explicações, diz muito a respeito dos efeitos da Nimesulida, parabéns!
    Se quiser mais informações ainda sobre esse remédio e muitos outros olhe aqui que tem muita coisa boa.

    ResponderExcluir