quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ciclopirox: uma poderosa arma contra a caspa intensa

O que é a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, é uma doença que oferece poucos riscos à saúde humana, porém tem grande peso social, sendo uma dos principais motivos de consultas ao dermatologista. Existem diversos fatores que provocam a caspa, tais como excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e a proliferação de fungos do gênero Malassezia spp.

Maus hábitos como não lavar os cabelos, deixá-los molhados após o banho, sedentarismo, estresse, uso de bebidas alcoólicas e tabagismo tendem a piorar a condição. E se a caspa continuar de forma crônica, ela pode contribuir para o aparecimento do padrão de calvice masculina.



Alguns pacientes se beneficiam com mudanças nos hábitos, chegando a cura da doença. Já outros necessitam de antifúngicos e o mais indicado é o cetoconazol 2%. Quando o cetoconazol falha em tratar a caspa, faz-se uma análise se o paciente usou corretamente o produto ou se de fato o fungo tornou-se resistente ao medicamento, o que é de certa forma comum.

Ciclopirox

O ciclopirox é um antifúngico de amplo-espectro, ou seja, tem a capacidade de matar uma ampla quantidade de tipos de fungos. Seu mecanismo de ação é como agente quelante: ele rouba os íons metálicos necessários para a sobrevivência dos fungos, matando-os. De fato o ciclopirox é utilizado principalmente em fungos resistentes ao cetoconazol e as outras medicações, além de ser uma boa escolha na caspa grave, onde temos um grande eritema, coceira, queda de cabelo e forte descamação. Nesses casos o ciclopirox tem efeito rápido e satisfatório. Muitas vezes o shampoo de ciclopirox contém ácido salicílico, um poderoso anti-inflamatório e agente queratolítico, que auxilia mais rapidamente na amenização da caspa. É bem raro existir fungos que sejam resistentes ao ciclopirox.

Ciclopirox


Onde comprar e como usar?

Vende-se em todas as farmácias com o nome de Stiproxal contendo 1,5% de ciclopirox e 3% de ácido salicílico. Quem tiver alergia a aspirina não pode usa-lo por causa do ácido salicílico. O preço é um pouco elevado, entre R$ 70,00 - 100,00. Mas ele pode ser manipulado, inclusive sem o ácido salicílico, para quem é alérgico.

Ele deve ser usado duas vezes por semana durante um mês, deixando-o agir por 5 minutos, e após isso, é só enxaguar.


CONSULTE SEMPRE O DERMATOLOGISTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário