terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Niacinamida: um cosmético natural.

O que é a niacinamida?

A niacinamida é também referida como vitamina B3, nicotinamida ou niacina, e é bem reconhecida como um nutriente essencial, quando se trata de um corpo em bom funcionamento e saudável. Seu sistema digestivo, sistema nervoso e função cerebral são todos dependentes da niacinamida. 

O seu fornecimento diário é obtido através da carne vermelha, frango, peru e peixes como salmão e atum, bem como vegetais de folhas verdes, tomates e espargos, e com eles ou não, muitos alimentos industrializados são fortificados com niacinamida, assim a maioria de nós não são susceptíveis a ter deficiência desse nutriente.



Porque usar a niacinamida?

Por ser uma substância natural, a probabilidade de ela provocar efeitos adversos é bem menor se comparada às outras substancias sintéticas. Fora isso, ela é essencial para a pele e possui muitos efeitos benéficos.


8 razões por que sua pele precisa da niacinamida.


# 1 impulsiona a imunidade da pele.

Existem células em sua pele conhecidas como células de Langerhans. Elas são responsáveis ​​pelos mecanismos de proteção e reparação de sua pele. Quando você expõe sua pele ao sol, elas temporariamente recuam, deixando a pele sem a sua imunidade natural contra micróbios invasores ou desprotegidas contra a atividade de lesões pré-cancerosas.


# 2 Melhora o desempenho barreira epidérmica.

Tudo sobre a sua pele é melhor quando a barreira epidérmica lipídica está funcionando em seu pico. Sua barreira lipídica ajuda a reter a umidade, mantendo a pele hidratada por mais tempo e protegida contra a dureza do ambiente, independentemente da época do ano. A niacinamida aumenta a produção de ceramidas (um componente essencial da sua barreira lipídica), mantendo a pele forte e prevenindo da perda de água transepidérmica.


# 3 Melhora a vermelhidão da pele.

Com uma barreira epidérmica lipídica melhorada, a capacidade natural da pele para se proteger contra agressores externos torna-se bastante melhorada. Ao longo do tempo, esta melhoria na estrutura da pele reduz a vermelhidão e a sensibilidade provocada pela exposição ao meio ambiente.


Pode ser usada inclusive na rosácea, que é um processo inflamatório crônico da pele, caracterizada por intensa vermelhidão e sensibilidade do rosto, com a exposição de vasos sanguíneos mais calibrosos na superfície da pele.



Rosácea no rosto


# 4 Regulado fluxo da oleosidade.

Quando a pele mantém sua umidade natural junto com uma barreira lipídica que funcione bem, o fluxo de óleo natural da pele torna-se controlada. Então, se você tem pele oleosa, em vez de tentar lavá-la constantemente e agravar o problema, considere aplicar topicamente niacinamida como um fator essencial no controle da oleosidade da pele.


# 5 Protege a pele da luz infravermelha.

A niacinamida protege a pele contra os raios infravermelhos do Sol. Junto com os efeitos nocivos da exposição aos raios UV, os raios infravermelhos produzem radicais livres e estimulam uma superprodução de células pigmentadas, onde a niacinamida atua bloqueando esse processo.


# 6 Hiper-pigmentação.

A transferência de pigmento, por meio dos melanossomas, de seus melanócitos para os queratinócitos ao redor da sua epiderme é um processo natural que dá a cor de nossa pele. No entanto, ao longo do tempo, esta atividade se torna disfuncional, e muitos de nós acabam adquirindo um tom desigual de pigmentação (aparecimento de manchas). Se a sua pele se tornou suscetível a hiper-pigmentação, então Niacinamida irá ajudar na redução da pigmentação irregular por abrandar a transferência de melanina na epiderme da sua pele. Incluir este ingrediente inteligente em qualquer plano de tratamento hiper-pigmentação é um deve a fazer!


Estudos com a Niacinamida 4% mostrou que ela foi eficaz em reduzir as manchas escuras características do melasma. Seu poder clareador se mostrou forte, porém inferior ao da hidroquinona 4% (o clareador mais poderoso do mercado).

Niacinamida 4% utilizado no melasma durante 8 semanas.



# 7 Minimiza linhas de expressão e rugas.

A niacinamida aumenta notavelmente a produção de colágeno, onde juntamente com a melhoria da barreira lipídica da pele, ocorre um aumento na diferenciação celular, o que contribui para uma melhor síntese e formação de colágeno e elastina, o que acaba por suavizar e diminuir as rugas e linhas de expressão.



# 8 Pele opaca e pálida.

Enquanto muitos antioxidantes previnem os danos causados pelo estresse oxidativo, a niacinamida vai um passo além e inverte os sinais visíveis provocados pelo ataque dos radicais livres. Como o passar do tempo e com a constante exposição aos radicais livres, a pele pode parecer maçante e amarelada. Então, a niacinamida como um antioxidante reduz esse impacto negativo e melhora a capacidade da pele em lidar com os danos provocados pelos radicais, deixando-a menos amarelada e pálida, e com muito mais brilho.



Onde comprar e quanto é o suficiente?

Infelizmente a niacinamida como cosmético não é encontrada no Brasil, apenas no exterior. Porém ela pode ser produzida em laboratórios de manipulação com finalidade cosmética, custando entre R$ 20,00 – 40,00. A porcentagem utilizada gira em torno dos 4-6%. Ela deverá ser usada duas vezes por dia, uma vez a noite e outra pela manhã. 
Dê sempre preferência ao gel de niacinamida.


Não há uma idade certa para se iniciar o tratamento, pois por ser uma substancia natural e pouco alergênica, torna-se bem tolerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário